News
Carregando...

SAÚDE E BEM-ESTAR: COMO PREVENIR ESTRIAS?

Viver Bem: Como prevenir estrias?
Famosas ou não, as mulheres em geral sofrem com um problema estético: as estrias. Elas são alterações cutâneas bastante frequentes, em especial, no período gestacional, quando a incidência é de aproximadamente 70% das mamães. Para além da gravidez, quando se é jovem, a estria é fininha e clara. Mas a gestação pode levar a um estiramento rápido e agressivo, por isso aparecem estrias nos seios, no abdômen e em outras partes do corpo que aumentam de tamanho. 

Vale destacar que quanto mais jovem é a mulher, maior a chance de haver uma distensão da pele, inclusive na gestação. De acordo com a dermatologista do Hapvida, Eline Weba, isso acontece porque a pele jovem não tem uma distensibilidade tão grande, pois é mais dura e enrijecida. "Normalmente quando as meninas se tornam adolescentes, acabam percebendo o surgimento de algumas estrias pelo corpo”, explicou.

PREVENÇÃO
Durante a gestação, o ideal é que a mulher faça uso de cremes hidratantes, já que a pele está sendo alterada por causa das mudanças hormonais fisiológicas. Nesse período, o tecido epitelial precisa de uma hidratação maior por causa do estiramento agressivo. Nos demais casos, a profissional alerta para a preferência pelo uso de produtos neutros. “A mulher deve preferir utilizar produtos para tomar banho ou se higienizar menos agressivos, utilizando sabonetes mais suaves. Por mais que não se use o sabonete para o banho, só a chuveirada, no calor, já ajuda, pois as temperaturas elevadas ressecam a pele”, explicou a dermatologista.

A água do banho e o controle do peso também precisam ser vistas com cautela. De preferência, o banho deve ser feito com a água fria e o cuidado com o ganho de peso acaba interferindo negativamente nesse processo. No caso das gestantes, o ideal é que o aumento de peso seja de até 15 kg, mas isso depende de cada caso. 

TRATAMENTOS 
Para quem não consegue lidar com o estriamento pelo corpo, um alívio: tem tratamento. Peeling de cristal ou peeling de ácido glicólico, por exemplo, são procedimentos usados em baixa concentração. Mas, caso a estria seja muito vermelha e aparente estar irritada, o tratamento pode ser com ácido retinóico, cremes, ácido glicólico e mais uma hidratação mais profunda. Microdermoabrasão leve, peeling de cristal, lasers, microagulhamento (com microagulhas em um rolo, para induzir a produção de colágeno), são outras opções de tratamentos. Quanto mais cedo o início do tratamento, melhor será o resultado.

Portal Itiúba.Net | Por Bahia Notícias
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal Itiúba

Portal Itiúba.Net, Notícias de Itiúba e Região. Comente Nossas Postagens Logo Abaixo.

0 comentários :