News
Carregando...

ELEIÇÃO 2018: TRE-BA MANTÉM INDEFERIMENTO DA CANDIDATURA DE ISAAC CARVALHO. ISAAC MANTÉM CAMPANHA E RECORRE DE DECISÃO; ACOMPANHE A SESSÃO

Faltando 20 dias do primeiro turno das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, julgou vários processos ligados ao processo eleitoral, incluindo o julgamento da candidatura do ex-prefeito de Juazeiro e candidato a Deputado Federal, Isaac Carvalho, do PCdoB. A questão em pauta foi julgada agora a pouco e o candidato Isaac Carvalho foi considerado inelegível, ficando, portanto, inapto a concorrer ao pleito do próximo mês de outubro.
A decisão do colegiado deve movimentar o cenário político no Vale do São Francisco, já que o candidato exerce forte liderança na região. Os integrantes do TRE acompanharam o voto do relator Freddy Pitta Lima, que se posicionou contra Isaac. A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA), ligada ao Ministério Público Federal (MPF), entrou com uma ação pedindo a impugnação da candidatura, argumentando que o candidato deve ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
Isaac foi condenado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) em maio de 2016 a ser inabilitado, por cinco anos, a exercer algum cargo ou função pública. Ele foi acusado de desviar R$ 111,9 milhões da Lei Orçamentária de Juazeiro, em 2009. Veja a sessão:
Em nota encaminhada ao Blog Geraldo José, a assessoria de Isaac Carvalho se posicionou assim:
Em julgamento realizado hoje, o TRE-BA negou o deferimento do registro de candidatura a deputado federal de Isaac Carvalho. No entanto, a decisão não impede que o ex-prefeito de Juazeiro mantenha sua campanha. Ele recorrerá ao TSE. 
Os advogados de Isaac citam artigo 16-A da Lei 9.504/97, que assegura: “O candidato cujo registro esteja sub judice poderá efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica enquanto estiver sob essa condição, ficando a validade dos votos a ele atribuídos condicionada ao deferimento de seu registro por instância superior”.
Várias decisões do Tribunal Superior Eleitoral têm garantido a políticos o direito a participar do pleito, em situação semelhante. “Temos absoluta convicção da lisura dos nossos atos. O próprio tribunal reconhece que não houve dano ao erário. No TSE, iremos em busca do direito legítimo e democrático de manter a candidatura. Acredito na justiça e as populações de Juazeiro e das cidades que nos apoiam podem ter certeza que irão eleger seu representante para a Câmara dos Deputados”, declarou Isaac Carvalho.
Na decisão proferida hoje, o TRE manteve o nome de Isaac nas urnas. Isto decorre do fato de que ainda cabe recurso.

Portal Itiúba.Net | Por Blog do Geraldo José
Compartilhe no Google Plus

Sobre Portal Itiúba

Portal Itiúba.Net, Notícias de Itiúba e Região. Comente Nossas Postagens Logo Abaixo.

0 comentários :